A banda Vestidos de Espaço foi uma brincadeira realizada entre integrantes dos Titãs e Kid Abelha, além do compositor Jorge Mautner. O youtuber Fabrício Mazocco conta essa história em vídeo no seu canal.

"Uma marchinha carnavalesca que fez um grande sucesso nos anos 80, mas cuja banda ninguém conhecia, era um mistério total. Mas por trás desse mistério, está uma das maiores bandas do nosso rock brasileiro. No segundo semestre de 1988, as rádios começaram a tocar uma música, uma marchinha carnavalesca, cujo título era "Pipi Popô" e cuja letra, inspirada, dizia: "o seu popô no meu pipi, o seu pipi no meu popô".

Essa música fez um grande sucesso, mas ninguém sabia de quem era. Era atribuída a um grupo chamado Vestidos de Espaço, pois os integrantes ninguém sabia realmente quem era. As entrevistas, inclusive, eram dadas somente por telefones, não davam entrevistas de forma presencial. Quem estava por trás dessa brincadeira? Ninguém menos que os Titãs.


Essa brincadeira começou na gravação do disco "Jesus não tem dentes no país dos banguelas", em setembro/outubro de 1987, nos estúdios Nas Nuvens, no Rio de Janeiro. Enquanto parte do grupo gravava, outra parte ia para o "estúdio B", ou "Nas Neblinas", onde começaram a fazer algumas brincadeiras de músicas que certamente nunca entrariam no repertório dos Titãs. Essas brincadeiras aumentaram, e toda vez que criavam uma música dentro desse projeto, faziam uma espécie de desfile barulhento em todos os cômodos do estúdio. Os Titãs estavam lá, e também Liminha, o produtor.

Em uma dessas brincadeiras, receberam a visita de Paula Toler, do Kid Abelha, e do cantor Jorge Mautner, que quiseram participar da brincadeira. Foi Mautner quem sugeriu o título "Vestidos de Espaço", baseado em uma conversa sobre a Grécia Antiga. Quando terminaram algumas músicas, procuraram o presidente da Warner, André Midani, propondo que lançasse um compacto com duas marchinhas que não estavam no repertório dos Titãs, mas que eles gostariam que fizessem parte do carnaval do ano seguinte.

Então, foi lançado um compacto com "Pipi Popô" de um lado, e "A Marcha do Demo" do outro. Essa música contou com os vocais dos Titãs, mas com uma entonação diferente para que não fossem reconhecidos. A brincadeira só foi revelada em dezembro de 1988, quando a Folha de São Paulo lançou uma matéria falando dos Titãs e sua brincadeira carnavalesca. Foi uma brincadeira que os Titãs fizeram, mas que foi um grande sucesso naquele ano. Inclusive, "Pipi Popô" foi inspirada no Axé, que já estava começando na época. Essa brincadeira saiu até um compacto, e a marcha do demo está em uma das coletâneas dos Titãs".


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gustavo Maiato

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução