Evento segue até terça-feira (12) com multiplicidade de ações, incluindo presença de Gal Costa, Nando Reis e fartura de grupos de tradição popular.

Quem já visitou sabe bem: só se conhece os encantos e potenciais da Chapada do Araripe quando se está lá, adentrando no terreiro de um mestre, conhecendo um museu orgânico. Ouvindo histórias e sendo conduzido por elas. Ou permitindo que a visão passeie pela rica geografia desse território localizado no sul do Estado, compreendendo a área conhecida como Região do Cariri. Lá, grutas, fontes naturais, além de sítios paleontológicos e arqueológicos, permitem imersão única em nosso passado-presente.

Mas é quando adentramos no tecido humano, apequenado sob a imponente paisagem, que compreendemos o porquê de esse chão ser considerado distinto para tantos. A vasta cultura popular pode ser observada desde o artesanato até à diversidade de expressões artísticas, brotando nomes e trabalhos cuja amplitude há tempos rompeu fronteiras: ganhou o mundo. Um borbulhante caldeirão criativo que a Mostra Sesc de Culturas Cariri, em mais uma edição, faz questão de trazer a público.

Iniciando nesta sexta-feira (8) e seguindo até terça (12), o evento completa 21 anos de contato com a região seguindo a mesma proposta com a qual iniciou os trabalhos: promover a fruição no campo das artes por meio do intercâmbio entre diferentes agentes, grupos e linguagens.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Diego Barbosa/Diário do Nordeste

Foto: Ribamar Neto