Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

IA apoia espaços de beleza na transformação de dados em ações práticas

Publicada em: 10/09/2025 12:40 -

Gaia, da Gendo, atua como mentora virtual para apoiar a gestão, fidelizar clientes e aumentar a receita no setor.

O mercado de beleza no Brasil apresentou um crescimento de 13% no primeiro semestre de 2025, e parte desse resultado está atrelada aos serviços online. O País apresenta a maior penetração online da América Latina, com mais de um quarto do faturamento do setor.

Os dados são da empresa de pesquisas Circana. Com o digital em alta como nunca, a adoção de novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) se torna imprescindível para o empreendedor do setor que deseja se destacar no mercado, não apenas de olho nas vendas, mas também no aprimoramento da gestão interna e do atendimento ao cliente.

A Gendo lançou, durante a edição deste ano da Beauty Fair, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, a Gendo Aliada de Inteligência Artificial, ou apenas Gaia. A IA foi desenvolvida exclusivamente para gestão estratégica nos setores de beleza, saúde e bem-estar, atuando como mentora virtual para ajudar empreendedores a tomar decisões rápidas, seguras e orientadas a resultados.

“A gente treinou com todo o histórico que a Gendo já tem e para pegar as melhores práticas para ajudar os nossos clientes a administrar o negócio deles. Porque normalmente na área da beleza os profissionais aprendem a prestar o serviço, cortar cabelo, fazer mão, depilação, mas eles não têm tanto conhecimento na área de gestão. Então a nossa Inteligência Artificial vai ser um guru, ela vai cogerenciar o negócio junto com o cliente”, explica Davi Iglesias, CEO da Gendo.

Iglesias conta que, atualmente, a Gendo trabalha com duas agentes de IA. Uma delas faz o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp de forma humanizada, realizando agendamentos e cancelamentos a dando informações sobre o estabelecimento. Ela deixa funcionário, que normalmente faria essas tarefas, livre para outros serviços. A segunda agente de IA da Gendo é a Gaia. “Ela levanta todos os dados e pergunta qualquer coisa que você gostaria de saber e dá dicas de como gerenciar o negócio”, acrescenta o executivo.

Tecnologia e visão de negócio

A Gaia opera de forma simultânea via web, mobile e dispositivos como a Alexa, combinando tecnologia e visão de negócio com o objetivo de transformar dados brutos em planos de ação claros e práticos. A solução passou por um treinamento para lidar com os desafios reais da rotina de salões, clínicas e spas, usando linguagem simples e foco no impacto financeiro.

Com os dados do negócio que a Gaia recebe, ela consegue realizar uma interpretação e os transforma em orientações práticas para aumentar receita, fidelizar clientes e otimizar tempo. Entre suas funcionalidades, estão:

- Diagnóstico de quedas no faturamento e planos para recuperação;

- Sugestões para preencher horários ociosos e aumentar a receita;

- Identificação de clientes em risco de abandono e ações de fidelização;

- Foco em ações com maior impacto financeiro;

- Recomendações personalizadas com base em métricas como ticket médio, produtividade e lucratividade;

- Integração com ferramentas da Gendo, como GendoZap Pro, agenda e pagamentos, e com a Alexa, permitindo acesso a insights por comando de voz.

“Os dados são o valor mais precioso que o negócio tem. Conforme você vai construindo um negócio, você consegue ver padrões que vão te ajudar. Quando o cliente vai cortar o cabelo, a IA analisa que faz muito sentido você já falar para a cliente para fazer pé e mão no mesmo horário. Ela diz isso e, às vezes, a pessoa nem se liga e ela escuta a IA e vai fazer. Ou a IA diz: ‘olha, o seu preço em relação aos estabelecimentos da mesma região está 10% mais barato; você tem margem para subir’. Isso é dinheiro na veia”, destaca Iglesias.

 

🗒️ Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

✍️ Por Felipe Mario | Mercado e Consumo

🌐 www.passarefm.net

📸 Imagem/Reprodução

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...